Varanda Garagem, de Bruna Fleury, para CASACOR Goiás

Plantas em casa: conheça as espécies (e as cores!) da tendência Urban Jungle

Cuidar de plantas, observar seus ciclos e desvendar seus segredos virou uma terapia em grandes cidades. Incorporada na decoração, a tendência ganhou nome: Urban Jungle. Os ambientes abaixo mostram as dicas de arquitetos, designers e paisagistas de CASACOR para que você também possa criar uma harmônica floresta particular, mesmo em cantinhos pequenos. Vejam quais foram as espécies escolhidas e saiba como as cores e efeitos nas paredes arrematam o clima dos espaços. Depois de se inspirar, já sabe: clique na Loja Online para encontrar todos os produtos da Coral. 

Casa Eté, de Todos Arquitetura, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Casa Eté, de Todos Arquitetura (@todosarquitetura)
Cor: Palm Spring
Produto: Textura Rústica

 

Um rasgo na cobertura permite a entrada de luz natural neste cantinho. Esse poderia ser o exemplo de uma varanda no fundo do seu quintal. Ali, a continuação do muro recebeu a Textura Rústica da Coral - e o relevo da superfície fica bem marcado pelas sombras provocadas tanto pelos raios de sol, quanto pelas luminárias de piso. Uma dica prática: as duas palmeiras Arecas, mais altas, funcionam como moldura nas laterais. No meio, ficam as espécies mais baixas, como as Samambaias. Mas é muito importante mesclar as cores - mesmo quando o assunto é planta. Por isso elas fazem composição com as Cordilines vermelhas.

Casa Cinema, de Juliana Gabardo e Sheila Jesus, para CASACOR Paraná

Crédito: João Oliveira

Casa Cinema, de Juliana Gabardo e Sheila Jesus (@sheilacjesus), em CASACOR Paraná
Cores: Imensidão Cinza, no teto,  Tubarão Branco, no teto e na parede, e Minério Bruto, na parede 
Produtos: Decora Matte (Imensidão Cinza, Tubarão Branco e Minério Bruto) e Efeito Especial Cimento Queimado (Tubarão Branco)

 

Para evitar reverberação do som neste home theater, as arquitetas usaram as placas de forro em diferentes alturas. Mas foram além: penduraram também as samambaias que auxiliam nesse processo acústico. Plantas a essa altura, exigem cuidado na irrigação. É possível instalar um sistema de irrigação periódica automática com quantidade adequada de água. O mesmo vale para o arranjo de várias espécies na coluna. Como aqui a ideia era, de fato, que o ponto de cor fosse o verde da vegetação, a parede recebeu o Efeito Cimento Queimado da Coral - reproduzindo o aspecto de uma pedra.  

Casa Embaúba, de Lucas Takaoka, para CASACOR São Paulo

Crédito: João Oliveira

Casa Embaúba, de Lucas Takaoka (@lucastakaoka.arq), em CASACOR São Paulo
Cor: Branco Areia
Produto: Decora Matte

 

Como você sabe, os arquitetos de CASACOR batizam seus espaços com nomes que representam a alma de seus projetos. E essa casa se chama justamente Embaúba - espécie de árvore muito utilizada para recuperar áreas de desmatamento. Ela está ali, no jardim, integrado à sala. A árvore divide espaços com plantas mais baixas, como o Pacová e o Filodendro. Como a abertura não tem caixilho, é preciso cobrir a área das plantas com acrílico ou vidro (que permitem a passagem de luz, mas não a de chuva). Este é mais um projeto em que os olhos focam no verde da natureza - por isso, paredes e tetos - sem rodapé, nem luminárias - receberam um neutro com leve tonalidade de areia. Tudo muito discreto. 

Estar Juntos, de Poema Arquitetura, para CASACOR Rio Grande do Sul

Crédito: João Oliveira

Estar Juntos, de Poema Arquitetura (@arqpoema)
Cor: Sombra da Montanha
Produto: Decora Matte 

 

Esse é o bom exemplo para mostrar que cantos pequenos podem, sim, ser transformados pelo poder do verde. Aqui, inclusive, em dose dupla - porque o verde foi escolhido também para as paredes, em tom suave! Para o arranjo de espécies ficar agradável ao olhar, fez-se um escalonamento de altura. Quer reproduzir a ideia em casa? Se os seus vasos tiverem tamanhos iguais, coloque os do fundo em suportes mais altos. Além disso, também escolha as plantas mais altas para eles. Aqui, foram a palmeira Areca, a Strilitzia e a Pinanga. Depois, distribua as demais como o Filodendro (que pode estar plantada de fato ou em arranjo de folhas) e a Samambaia (que sempre vemos pendurada, mas que gosta muito de ficar no chão). 

Espaço Prosa, de Paula Neder, para CASACOR Rio de Janeiro

Crédito: João Oliveira

Calmaria, de Angela Castilho Arquitetura (@angelacastilhoarquitetura), 
Cor: Castelo do Deserto (teto e parede)
Produtos: Decora Matte e Textura Efeito

 

A natureza não é homogênea e a sua beleza está justamente na variedade, no imperfeito e no sinuoso. Incorporar esses princípios na decoração é tendência e o Wabi-Sabi demonstra essa visão estética de origem japonesa. O futuro, portanto, tem muita ancestralidade - com técnicas de construção que usam o pau-a-pique nas paredes e as biribas de eucalipto nas cobertura. Os Efeitos Especiais da Coral ajudam, de um jeito prático, a criar essa mesma aparência não uniforme. Você pode procurar um pintor ou pintora experiente nas Páginas Coloridas da Coral para aplicá-los. O arremate de tudo isso fica por conta das plantas - neste caso, Árvores do Viajante (espécies mais altas) e Samambaias. 

Bio Clínica Spa, de Fabíola Naum e Wilker Godoi, para CASACOR Goiás

Crédito: João Oliveira

Bio Clínica Spa, de Fabíola Naum e Wilker Godoi (@amais_arquitetura) 
Cor: Atitude Valente 
Produto: Decora Matte

 

Mais um exemplo de jardim incorporado à área interna. A cobertura da sala não encosta no muro - e, ali, fica a passagem de luz. Sempre lembrando que é preciso pensar no fechamento transparente para garantir iluminação natural, mas sem entrada da água da chuva. Outro detalhe importante, o bom escoamento da irrigação das plantas. Veja que as jardineiras estão inclusive atrás do sofá - com Lanças-de-São-Jorge na altura do móvel. No fundo, são Patas de Elefantes (à esquerda), Yuccas (atrás do balcão) e Palmeiras Jerivás - espécies que crescem muito na natureza, mas que podem ser controladas pelo espaço disponível para as raízes e também pela poda. Enquanto as plantas não cobrem todo o muro, o verde escuro da pintura faz o contraponto com o resto do espaço branco.

Varanda Garagem, de Bruna Fleury, para CASACOR Goiás

Crédito: João Oliveira

Varanda Garagem, de Bruna Fleury (@bfleuryarquitetura), em CASACOR Goiás
Cor: Pena Prateada
Produto: Efeito Especial Velvet

 

Em casas de aluguel - ou em imóveis nos quais você pretende morar por um tempo determinado - a pintura de parede é o grande aliado que dá personalidade ao espaço (ainda que temporariamente). Aqui, escolheu-se a cor Pena Prateada que faz parte da Paleta de Cores Serenas - para quem se deixa levar pelas idas e vindas da vida. Essa é uma das quatro paletas do Colour Futures 2023 - estudo de tendências da Coral. Já navegou por ele? Além das paredes coloridas, os jardins de vasos são ótimos para quem está acostumado a trocar de casa com frequência. As mini selvas portáteis podem ter vasos de diferentes formatos e cores. Mas uma regra é básica neste arranjo: espécies maiores ficam atrás (aqui, são as Dracenas), depois vêm as médias (Guaimbês) e, na frente, as menores (Cycas e Pederastias).

Studio Cerchio, de CK Arquitetos + OLZI Arquitetura, para CASACOR Brasília

Crédito: João Oliveira

Studio Cerchio, de CK Arquitetura (@ckarquitetura), OLZI Arquitetura (@olziarquitetura), em CASACOR Brasília
Cor: Branco
Produto: Textura Design 

 

Há várias formas de se fazer uma parede verde. Uma das mais tranquilas é o uso de tela aramada ou estrutura similar que, presa a parede, permite o encaixe de vários vasos. Caso queira usar espécies diferentes de planta na composição, lembre-se de deixar as que pedem menos rega na parte de cima. Outra dica: sempre que possível use irrigação automática. E enquanto as plantas não estiverem no seu esplendor total, você pode complementar o cenário com vasos altos - como esse que tem uma Ficus lyrata. Depois, inclua luminárias de piso. Luzes sempre ressaltam os volumes das folhas. Nesta sala, a iluminação valoriza também as saliências da Textura Design, usada na parede

 


 

 

A cor de CASACOR é Coral e a cor da sua casa também! Por isso, as tintas, efeitos e tons utilizados na mostra estão disponíveis para você comprar na Loja Online da Coral. Com um clique, você conhece os quatro Efeitos Especiais - Nuage, Velvet, Mármore e Cimento Queimado e seus principais diferenciais. Experimente a praticidade de comprar tudo na comodidade do seu lar.

Aproveite para conhecer ​​a Garantia Coral Premium. Ela vale para toda a linha de paredes Premium Coral. Se você não ficar satisfeito com o resultado da cor, acabamento ou cobertura no momento em que pintar, nós trocamos* a tinta para você.


*Consulte os termos e saiba mais

Buscando os dados, aguarde...