Living do Espaço Coral, de Marcelo Salum, para CASACOR São Paulo

Boiserie: você sabe usar essa moldura clássica para paredes?

O nome francês revela sua origem. Boiserie se lê "boaserri" e vem da palavra "bois", ou seja, madeira. Isso porque, lá nos castelos franceses, esse elemento de decoração nasceu como painel feito por marceneiros. Hoje, as finas molduras são encontradas em gesso, cimento ou plástico e podem ser coladas diretamente na parede. Estilos mais contemporâneos de decorar adotaram o recurso pois ele muda a percepção visual da parede, ressalta quadros e luminárias e cria surpresas charmosas nas superfícies. Nestes ambientes de CASACOR, as boiseries tiveram as cores como grandes aliadas. Deu vontade de mudar a decoração da sua parede? Na Loja Coral Online você compra todas as tintas e tons usados por arquitetos e designers de interiores. E o melhor: com um clique, sem precisar sair de casa.

Crédito: João Oliveira

Restaurante, de Alessandra Cohen (@a.arquitetura.design), na CASACOR Espírito Santo
Cor: Verde Reflexão
Produto: Decora Matte

Esse exemplo mostra como as boiseries preenchem a parede alterando a nossa percepção visual. Colocadas assim, em retângulos com as laterais maiores do que as bases, as molduras fazem com que a parede pareça mais alta do que realmente é. Aqui, elas foram pintadas com o mesmo tom da superfície de fundo - ficam, dessa forma, muito discretas. Apesar de serem um recurso da decoração clássica, como você vê, aqui elas compõem bem com uma decoração contemporânea - que permite até balanços de corda como cadeira nas mesas de jantar. 

Crédito: João Oliveira

Escada da Arte e do Vinho, de Milene Stefânia (@milenestefaniaarquitetura) e Bruna Trindade (@brunatrindadedesign), na CASACOR Rio Grande do Sul
Cores: Valsa Azul (na parte superior) e Arranjo de Violetas (na parte inferior)
Produto: Decora Matte

Em uma divertida composição, o que seria apenas uma parede de ambiente de passagem acabou roubando a cena. Além da técnica de meia parede - em que as cores dividem a superfície (confira mais ambientes de CASACOR que usaram esse recurso) - usaram-se também as boiseries. E olha só que bacana como as molduras acompanham a inclinação dos degraus. Outra coisa interessante de observar é como os quadros também interagem com as boiseries - ora emoldurados por elas e ora sobrepondo-se ao seu volume. Inspire-se nessas ideias para dar charme ao seu corredor ou cantinho da escada. 

Crédito: João Oliveira

Lounge, de Mariana Viana (@marianavianaarq), na CASACOR Goiás
Cor: Natureza Real
Produto: Decora Matte

As boiseries não precisam formar quadrados ou retângulos de medidas iguais. Pelo contrário. É possível brincar com os tamanhos. Aqui, elas estão alinhadas pela base e pelo topo, mas cada uma tem uma largura diferente. Mais uma vez, a ideia não era ressaltar a moldura - por isso, elas foram pintadas da mesma cor da parede. A boiserie central tem um quadro que ocupa quase todo o seu tamanho. Em sua casa, você pode fazer os arranjos de quadro interagindo também com as boiseries. E se quiser ver as dicas de profissionais para posicionar os quadros da melhor maneira possível, temos vários exemplos por aqui.

Crédito: João Oliveira

Refúgio Dona Ilza, de Studio1 (@studio1arquitetura) e Patrícia Pasini Arquitetura (@patriciapasiniarquitetura), 
Cores: Santa Rosa (paredes) e Branco Polar (teto) 
Produto: Decora Matte

Todos os elementos da decoração fazem um link com o passado - como a escrivaninha de época, os biombos em arco e, claro, as boiseries. Elas formam retângulos que ajudam a dividir a parede. Repare que foram criados segmentos verticais alternados: nicho, boiserie, porta, boiserie, nicho, boiserie. Além disso, as fotos foram distribuídas todas dentro dos retângulos formados pela moldura. Essa brincadeira de composição é uma referência clássica que provoca bastante conforto visual. O arremate final ficou por conta do rosa no acabamento fosco. 

Crédito: João Oliveira

Living da Fonte, por Paola Ribeiro (@paolaribeiroarqinteriores), na CASACOR Rio de Janeiro
Cores: Trilha Verde, na parede e nas ripas cruzadas, e Branco, na parede
Produto: Coral Decora Matte, nas duas cores

E que tal trazer um charme para a decoração gastando pouco. Como? Essa ideia é perfeita. Na parte de baixo, a parede verde ganhou boiseries brancas. Apesar da referência clássica, o uso aqui é despojado - com obras de arte sobrepostas de forma assimétrica. Na parte de cima, a parede branca ganhou ripas verdes geometricamente aplicadas umas sobre as outras. O resultado é uma treliça de tamanho grande que fez toda a diferença na sala. Truques econômicos, mas de muito efeito.

Crédito: João Oliveira

Living do Espaço Coral, de Marcelo Salum, para CASACOR São Paulo
Cores: Desfile de Carnaval (vermelho), Melodia Suave (azul claro) e Mistério do Oceano (azul escuro)
Produto: Coral Decora Matte

Pouca gente repara nas finas molduras que Marcelo Salum usou nas paredes e teto. São frisos brancos que delimitam espaços compondo com as cores e com a iluminação. As arandelas, por exemplo, têm seus fachos de luz concentrados entre as molduras brancas, formando um grande desenho. Essa pode ser considerada uma boiserie completamente fora do convencional, mas que mantém sua função clássica de redefinir simetrias. O arquiteto aproveita a proporção áurea para organizar o conforto visual de todo o espaço. Leia a reportagem sobre o ambiente para entender mais sobre as regras de decoração aplicadas aqui

 

 

A cor de CASACOR é Coral e a cor da sua casa também! Por isso, as tintas, efeitos e tons utilizados na mostra estão disponíveis para você comprar na Loja Online da Coral. Com um clique, você conhece os quatro Efeitos Especiais - Nuage, Velvet, Mármore e Cimento Queimado e seus principais diferenciais. Experimente a praticidade de comprar tudo na comodidade do seu lar.  

Aproveite para conhecer ​​a Garantia Coral Premium? Ela vale para toda a linha de paredes Premium Coral. Se você não ficar satisfeito com o resultado da cor, acabamento ou cobertura no momento em que pintar, nós trocamos a tinta para você.

Clique aqui, consulte os termos e saiba mais

Buscando os dados, aguarde...